Barra da Tijuca |
Carrasqueira congestionada rs |
Erika subindo a Carrasqueira |
Carol com o visual da Barra da Tijuca |
Erika com o visual da Barra da Tijuca |
Carol com o visual da Zona Sul |
Hoje vamos tentar descrever um pouco sobre a trilha da Pedra da Gávea.
Existem muitos mitos e muitas verdades então vamos dar aqui a nossa opinião.
“A Pedra da Gávea é um extraordinário monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo a 842 metros acima do nível do mar. É simplesmente o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. A vista que se tem do seu topo é considerada por muitos a mais espetacular do Rio de Janeiro. Lá de cima, é possível observar grande parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado, a Pedra Bonita, as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói e a Barra da Tijuca.”
1. Inicio da Trilha
A trilha começa em um condomínio na Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca) – Zona Oeste, na Estrada do Sorimã, o acesso se dá através do portão do condomínio, e após alguns minutos de caminhada chega-se a entrada principal da trilha da Pedra da Gávea. Ali, você tem que se identificar deixando seu nome e número de contato.
2. Grau de dificuldade
A verdade é que é tudo muito relativo. Para pessoas que fazem trilhas há anos e ou que fazem trilhas com frequência acham um exagero classificarem a trilha como “Pesada e Técnica”, para outras que nunca fizeram trilha alguma classificam como “Impossível”. A classificação vai de acordo com a sua experiência (assim como tudo na vida). A nossa classificação para trilha é: “Longa, exige atenção, existente partes mais perigosas, porém a maior parte das pessoas conseguem fazer, uns com mais dificuldades e outros com menos”. Nós subimos a trilha em menos de 2h e estamos longe de ser “Profissionais de Trilhas”. Subimos inclusive com amigos que nunca tinham feito trilha, e eles conseguiram, obvio que com limitações e cada um no seu tempo.
3. Tempo
O tempo de subida e descida: média de 4h. Isso sem contar o tempo que você fica lá em cima apreciando a vista e curtindo o momento.
4. Carrasqueira
O que temos a relatar é que sim dá um medo, pois trata-se de uma parede de pedra de aproximadamente 30 metros de altura descampada, o que dá a impressão de ser maior ainda. Mais uma vez tudo é muito relativo, tem pessoas que sobem numa boa e outras que nem se arriscam (travam). A maioria acha uma parte perigosa. Nosso conselho é que você suba e desça pela fenda, é muito mais fácil. Quando subimos demos a sorte de ter um grupo na frente que estava com corda na mochila, pedimos gentilmente para usar e foi com certeza muito mais fácil. Na descida não demos a mesma sorte e descemos no braço mesmo. Entenda, você precisa respeitar o seu limite.
Em resumo todo o esforço vale a pena, a vista é incrível. Para quem já foi na Pedra Bonita e/ou pulou de Asa Delta/Paraquedas não vai se surpreender tanto pois a vista é a mesma, porém de um ponto mais alto. Agora para quem nunca teve qq experiência parecida a vista é de se emocionar.
DICAS:
• O que levar Para qualquer trilha e ou atividade que vc vá demandar algum esforço por um longo tempo leve sempre água e no mínimo barrinhas de cereal. Por varias vezes doei biscoito ou água para pessoas que estavam passando mal no meio da trilha. Mas tbm não é para exagerar e levar milhões de pacotes de biscoito ate pq é mto chato carregar, faca um calculo para umas 10h sem comer. Leve algo doce e salgado, nunca se sabe. Obvio que o seu telefone precisa estar 100% carregado, vc pode se perder e precisa estar preparado.
• Traje O traje tem q ser o mais confortável possível. Para os homens: bermuda, camisa e um tênis confortável (que não seja novo). Para as mulheres: short, top, camisa e um tênis confortável (que não seja novo).
• Cuidados/Atenção prévios No dia que antecede a subida tenha uma boa noite de sono, isso ajuda bastante. Vá com pessoas “leves” (essa será uma palavra muito presente nesse blog), pessoas tranquilas, que curtem a mesma vibe que você, é muito chato subir ou fazer qq esporte/passeio com pessoas que vivem reclamando (chatas rs). Não esqueça de passar protetor antes de subir, por vários momentos vc pega sol na trilha. Nunca suba qq trilha úmida, se no dia naterior choveu cancele o programa, é mtuio perigoso. Imagina que a trilha já tem um certo grau de periculosidade imagina a mesma úmida, não da ne?!
CHECK LIST: condições da trilha (ok), traje (ok), mochila com alimentos/água/celular (ok), celular (ok), pessoas leves (ok), protetor solar (ok), o que esta faltando agora para você subir? :)
Algumas pessoas sobem e passam a noite lá em cima para ver o nascer do so, apesar de já termos lido que isto é proibido sabemos que tem pessoas que ainda sim dormem na pedra. No dia que subimos conhecemos alguns grupos que fizeram isso. O que podemos relatar é que não é tão simples assim passar a noite na pedra. As pessoas comentavam do perrengue de ir ao banheiro, o vento a noite é muito forte sem contar que se chover já era ne, pq não tem nenhuma parte que você possa se abrigar. Analise bem antes de marcar este programa noturno, vá mto bem preparado.
Acho que já falamos demais ne? Rs
Bjocas das Cariocas
Nenhum comentário:
Postar um comentário